PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Professor João Cónim, Estômbar, Lagoa


Exposição de motivos
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Saúde mental é o completo bem-estar psicológico, onde um individuo é capaz de utilizar as suas próprias capacidades, adaptando-se ao stresse do dia a dia e conseguindo ser produtivo a contribuir com a sua comunidade.
Estudos comprovam que cerca de 42,2% dos Jovens em Portugal sofrem problemas de saúde mental, e são dados que tendem a aumentar.
Juntos somos mais fortes e acreditamos que vamos conseguir melhorar a saúde mental dos Jovens em Portugal, com isto criamos medidas todas elas a pensar no seu bem estar.
Durante a nossa investigação sobre a saúde mental, percebemos que os psicólogos escolares têm um papel fundamental na dinâmica das escolas, porém existem poucos dentro do meio escolar. Na nossa escola, por exemplo, existem cerca de 500 a 600 alunos para apenas 3 psicólogos/as, ao que é impossível todos serem acompanhados sendo que a escola dá prioridade aos alunos com menos rendimento escolar.
Além disso, os psicólogos apenas acompanham alunos/as e a comunidade escolar é muito mais abrangente. O sucesso escolar dos jovens e o seu bem estar emocional não depende apenas de si, mas de todos aqueles que o rodeiam. É na escola que passam a maior parte do dia, e é importante que a escola seja um local onde todos/as se sintam felizes em desempenhar o seu papel, que seja a estudar ou a trabalhar.
Durante o diagnóstico que realizámos na nossa escola apercebemo-nos que a elevada carga horária e os momentos de avaliação podem ser uma causa de stress e ansiedade. Concordamos que devemos trabalhar e ser responsáveis, mas consideramos que também devemos ser ouvidos sobre este assunto e ter uma voz ativa sobre a nossa Educação pois acreditamos que podemos contribuir positivamente para melhorar a escola e o nosso bem-estar.
Outra esfera importante para a saúde mental dos jovens são o espaço familiar. As dificuldades económicas e situações de pobreza podem causar stress e ansiedade junto dos jovens. O COVID-19 e a guerra na Ucrânia vieram reforçar as fragilidades sociais e económicas da nossa sociedade que atravessa níveis elevados de inflação que não se registam há décadas.
Vivemos numa sociedade caracterizada pelo progresso e tecnologia, no entanto as desigualdades económicas continuam a existir. A pobreza e a exclusão social são um dos maiores desafios do nosso século pois colidem com o exercício dos direitos fundamentais dos seres humanos e influenciam a vida de milhares de famílias e jovens. A pobreza é uma das grandes desilusões da atualidade sendo contraditória à prosperidade e abundância que caracterizam a sociedade moderna onde os extremos se encontram e as desigualdades sociais se verificam.
Este é um fator que consideramos de extrema importância pois a pobreza encontra-se entre os principais determinantes socioeconómicos da saúde psicológica e do bem-estar.


Medidas Propostas
  1. Reforçar o número de psicólogos/as nos agrupamentos de escolas visando o acompanhamento de alunos/as, professores e funcionários/as
  2. Debate público envolvendo a comunidade educativa sobre a diminuição da carga horária e organização dos testes e trabalhos com direito a apoio.
  3. Criar mais medidas de apoio às famílias para que as crianças e jovens não sofram devido às dificuldades económicas dos pais.