PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Rio Arade, Parchal, Lagoa


Exposição de motivos
Consideramos que os jovens podem ter um papel ativo na sociedade, enquanto agentes de cidadania, possuindo um papel fundamental na definição de políticas dirigidas para a juventude.

Em teoria, a Saúde Mental tem vindo a ser reconhecida como uma área prioritária de intervenção e são várias as razões que justificam a preocupação com a Saúde Mental dos jovens destacando-se o impacto no seu desenvolvimento, no percurso escolar e no relacionamento social e familiar.

Apesar deste reconhecimento, na prática, verifica-se que as políticas públicas nesta área são muito escassas verificando-se um desfasamento entre o discurso político e a concretização das ações que podem contribuir para uma melhoria da saúde mental das populações e dos jovens em particular.

Assim, é crucial que os jovens desenvolvam e mantenham hábitos sociais e emocionais que promovam e protejam a Saúde Mental, no entanto este esforço tem de ser acompanhado de recursos que apoiem os jovens na concretização de atividades promotoras da saúde mental, como por exemplo a prática regular de exercício físico, a adoção de medidas de higiene do sono, a adoção de estratégias para lidar e resolver problemas, de gestão de relações interpessoais e de controlo de emoções.

As crianças e jovens não podem ser prejudicadas no âmbito da saúde por não terem acesso aos recursos, quer seja devido à sua situação económica ou pelo local onde residem.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma escola mais dinâmica, com atividades práticas que promovam o trabalho em equipa e a interação entre alunos/as, como por exemplo atividades interturmas, salas polivalentes, convívios, etc.
  2. Criação de "salas abertas" nas escolas para constituição de grupos de apoio, dinamizados por psicólogos/as, onde sejam abordados vários temas de interesse para os jovens no âmbito da saúde mental e se facilite a partilha de experiências sobre os diversos assuntos
  3. Reforçar o número de pedopsiquiatras e psicólogos no Algarve, com especial enfoque para a faixa etária entre os 13 e os 18 anos.