PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Nobel International School Algarve


Exposição de motivos
Medida 1: Considera-se que, atualmente, o número de psicólogos existentes quer nas escolas quer nos serviços de saúde pública não satisfaz as necessidades reais, pelo que urge atrair mais pessoas para a área da psicologia, bem como um maior número de contratações nas escolas e nas instituições de saúde pública. Como pode um único psicólogo num agrupamento de escolas conseguir ajudar todos os alunos que necessitam de apoio/intervenção ao nível do gabinete de psicologia? Ao nível das instituições de saúde pública, é claramente notório o número insuficiente de psicólogos e nos serviços de saúde privados, poucos são os que têm acordo com subsistemas de saúde ou seguradoras, o que, pelo preço de cada consulta, se torna, na maioria das vezes, uma barreira para quem necessita destes serviços.
Medida 2: A opção desta medida surge na sequência do elevado número de horas que os alunos passam em aulas (cerca de 35h/semana; 7h/dia). Considerando as 24h do dia, e subtraindo as 10 horas de sono recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), restam aos jovens 14h do dia. A essas 14h descontamos 2h para refeições, 2h para realização de trabalhos de casa, 1h para estar com a família, 7h para as aulas na escola, resta apenas 2h ao dia dos jovens para se poderem ocupar de atividades de lazer ou outras, isto se não tivermos em consideração o tempo das deslocações casa/escola, escola/casa, em especial nas cidades de maior intensidade de tráfego. Ora perante estes cálculos, considera-se que sobra aos jovens muito pouco tempo para se poderem dedicar a atividades de lazer, como o desporto, que é essencial à saúde, não só física como emocional. Por isto consideramos que deve ser revista a carga horária semanal de aulas, com vista a uma maior promoção da saúde.
Medida 3: Atendendo ao facto de que os alunos passam grande parte do seu dia na escola, consideramos que seria benéfico para a promoção da saúde mental, um maior investimento em atividades que desenvolvam o espírito de comunidade e interajuda, pois com atividades como, por exemplo, acampamentos, visitas de estudo, jogos promove-se o sentimento de equipa, de ajuda mútua e de confiança, o que constituiria um elemento facilitador e promotor da saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Melhorar as condições de trabalho dos psicólogos, com vista a atrair mais profissionais para os serviços de saúde e escolas, garantindo, assim, o aumento do número de psicólogos disponíveis.
  2. Diminuir a carga horária escolar, por forma a permitir que os jovens possam dedicar mais tempo a atividades lúdicas, que não estimulem a ansiedade.
  3. Investir numa maior promoção de atividades escolares que promovam o convívio e a interajuda dentro da comunidade escolar, com vista a criar um ambiente menos competitivo e mais saudável.