PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Tomás Cabreira, Faro


Exposição de motivos
Na primeira Medida consideramos que o apoio dos Psicólogos nas Escolas é fundamental para o apoio adequado e efectivo para questões de Saúde Mental dos Jovens, pelo que é indispensável a afetação das verbas necessárias para a contratação destes profissionais pelas instâncias adequadas.

Quanto à segunda Medida, foi considerado muito importante a criação de actividades nas Escolas que promovam a expressão de emoções e o bem-estar dos Alunos, devendo estas ser diversificadas para atender a diferentes interesses e personalidades dos Alunos de cada Escola.

No que respeita à terceira Medida, considera-se que a sensibilização para as questões de Saúde Mental nas Escolas, destinadas a Alunos e a Pais, são muito necessárias para promover quer o conhecimento sobre esta temática quer métodos de diagnóstico quer aumentar o conhecimento de formas corretas permitam enfrentar estas questões no sentido da sua melhor resolução.


Medidas Propostas
  1. Aumentar as verbas para alargar o número de Psicólogos na Escola.
  2. Atividades lúdico-terapêuticas, como por exemplo, oficinas de expressão de emoções, yoga, músico-terapia, terapia do riso e arteoterapia aliadas a atividades extracurriculares como acantonamentos na Escola, jardinagem (ou outros semelhantes).
  3. Sensibilização dedicada a Alunos e Pais, promovendo palestras, aulas e semanas temáticas dedicadas à Saúde Mental, abrangendo o conhecimento dos alunos sobre o tema e indicando métodos de diagnóstico e as formas mais corretas de lidarmos com o assunto.