PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Albufeira


Exposição de motivos
Os deputados presentes na Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens entendem que deve haver um reforço no orçamento para se dotar as Escolas com mais psicólogos. Os que existem são manifestamente insuficientes, pois, apenas conseguem dar atenção aos meninos NEE. Nas escolas existem alguns/muitos meninos/as com possíveis problemas de saúde mental, e como tal a sua existência ou de outros técnicos de saúde em maior número seria uma mais-valia para toda a Comunidade Escolar.
Pensam igualmente que através de campanhas de sensibilização sobre a a Saúde Mental na Adolescência abrange-se público de todas as idades, desde os mais jovens, expostos a este malefício, aos mais idosos.
Abordando também o tema ao nível educativo, impede-se a futura ignorância e incompreensão em relação ao assunto.
Por outro lado, estas campanhas podem promover estilos de vida saudáveis e capacitar para escolhas comportamentais saudáveis
Finalmente os deputados propõe aumentar o número de vagas nas faculdades para a especialidade de Psicologia infantil/adolescente, na medida em que com a chegada destes profissionais ao mercado de trabalho podem ser inseridos no Serviço Nacional de Saúde, bem como, nas Escolas.


Medidas Propostas
  1. Criar um orçamento para o reforço de psicólogos nas Escolas. Os que existem são manifestamente insuficientes, pois, apenas conseguem dar atenção aos meninos NEE. Nas escolas existem alguns/muitos meninos/as com possíveis problemas de saúde mental, e como tal a sua existência ou de outros técnicos de saúde em maior número seria uma mais-valia para toda a Comunidade Escolar.
  2. Promover campanhas de sensibilização sobre a Saúde Mental: a. - Nas escolas, através de palestras, workshops e incluindo no plano educativo uma maior abordagem sobre este tema; b. - Na televisão, através de publicidade apelativa nos canais estatais, aumentando o destaque e o tempo de antena sobre a temática; c. - Promover estilos de vida saudáveis e capacitar para escolhas comportamentais saudáveis; d. - Nas redes sociais, como multiplicador das alíneas anteriores.
  3. Aumentar o número de vagas nas faculdades para a especialidade de Psicologia infantil/adolescente.