PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica D. João de Portel, Portel


Exposição de motivos
Antes da pandemia, a saúde mental das crianças e dos jovens já era uma preocupação, mas nos últimos dois anos agravou-se ainda mais e atingiu níveis nunca antes registados. Esta situação leva-nos a pensar sobre como encontrar soluções para resolver este problema que afeta tantos jovens como nós.
Uma das medidas que apresentamos prende-se com a necessidade de sensibilizar os pais sobre os problemas de saúde mental nos jovens. É importante que eles estejam informados e compreendam a importância da saúde mental, os sinais/sintomas e onde procurar ajuda. Para tal será fundamental organizar palestras para os pais, quer nas escolas quer na comunidade, com o apoio de profissionais, por exemplo do Centro de Saúde ou do Programa de Educação para a Saúde, a fim de ajudá-los a compreender melhor os problemas de saúde mental e a encontrar formas de apoiar seus filhos. Este terá de ser um processo contínuo e pode levar algum tempo, pois é necessário encorajar a comunicação aberta entre pais e filhos, para que estes procurem ajuda quando precisem e que todos (escola/pais/ comunidade) trabalhem juntos para ajudar a melhorar a saúde mental dos jovens.
Outra proposta pretende que se contratem especialistas em saúde mental para realizar sessões semanais com os alunos nas escolas. Essas sessões podem ajudar a prevenir problemas de saúde mental, onde se podem desenvolver/melhorar competências para ajudar os jovens a lidarem melhor com o stress, as questões emocionais e as adversidades e para criarem estratégias de prevenção e de autocuidado, onde se sintam apoiados e valorizados. Por outro lado, as sessões também permitem identificar, precocemente, sinais e sintomas que colocam em causa a saúde mental, ajudando a tratar algumas situações antes que se tornem mais graves. Este seria um investimento importante nas escolas e fundamental para o bem-estar e o sucesso dos alunos a longo prazo.
Por fim, considera-se importante consciencializar mais a população em geral para os problemas da saúde mental bem como desmistificar algumas ideias sobre o tema e combater o preconceito existente. A distribuição de panfletos é uma forma rápida e de fácil acesso à informação. Podiam ser distribuídos em diferentes locais (escolas, centros de saúde, hospitais, bibliotecas) e disponibilizavam informações sobre como prevenir os problemas de saúde mental, incluindo dicas para o autocuidado e hábitos saudáveis. Contudo, esta medida só terá impacto se for articulada com outras ações desenvolvidas pelas escolas, pela comunidade e por outras entidades/instituições/ grupos de apoio. Por isso, é importante trabalhar com a/na comunidade para desmistificar a saúde mental e encorajar os jovens a buscarem ajuda se precisarem.


Medidas Propostas
  1. Sensibilização dos pais/encarregados de educação para os problemas da saúde mental nos jovens.
  2. Contratação de especialistas em saúde mental para fazer sessões, semanalmente, com os alunos na escola.
  3. Distribuição de panfletos junto da população sobre como ajudar a prevenir os problemas da saúde mental.