PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica André de Resende, Évora


Exposição de motivos
Ao abordarmos o tema da Saúde Mental nos Jovens verificamos que os grandes desafios associados ao tema são: aumentar a literacia em Saúde Mental junto dos jovens e da comunidade; reduzir a incidência de perturbações de doença mental nos jovens; possibilitar aos jovens o acesso eficaz a serviços de psicologia e recursos de apoio e informação.
Sendo assim, propomos três medidas que se baseiam precisamente, no aumento de recursos na escola, cuidado clínico, capacitando os serviços e a articulação entre eles para melhor responder às necessidades dos jovens.


Medidas Propostas
  1. Obrigatoriedade de existência de, pelo menos, um psicólogo por escolas de 2º, 3º ciclos e ensino secundário, e o aumento de vagas para psicólogos escolares, nas escolas do Ensino Básico e Secundário e ainda Educação Pré-Escolar, consoante a necessidade, com o objetivo de aproximar ao rácio ideal de um psicólogo para cada 500 alunos.
  2. Criação de um Centro de Dados Digital sobre Saúde Mental nos Jovens, tutelado pelo Ministério da Saúde e auxiliado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Este Centro, com especial foco nos jovens, pretende tornar mais acessível a informação a todos, reunir vários recursos, programas, exercícios relacionados com o tema e linhas telefónicas de apoio aos jovens.
  3. Alargamento da articulação entre as Equipas Comunitárias de Saúde Mental para a infância e adolescência, com os psicólogos escolares e as autarquias locais, no âmbito da literacia, prevenção e cuidado clínico dos jovens, com especial divulgação deste trabalho, no Dia Mundial da Saúde Mental.