PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Manuel Ferreira Patrício, Évora


Exposição de motivos
Nós, os adolescentes…
Vivemos tempos de desafios e exigências, por vezes, de difícil resolução!
As questões relacionadas com problemas de saúde mental, são diversas e aumentam continuamente com a agitação em que jovens e adultos vivem. A sexualidade, o bulliyng, a perda de alguém especial, as relações tóxicas, ser diferente, podem levar as pessoas a caminhos muito maus, como a depressão, a ansiedade, o suicídio, as drogas, entre muitas outras complicações e doenças.
É muito importante que a comunidade conheça as questões perturbadoras da saúde mental e se mobilize na sua prevenção e, se possível, na sua resolução. Os jovens também precisam de conhecer, compreender e aprender a agir em casos de saúde mental, para se fortalecerem a si próprios e saberem ajudar os seus colegas. Tudo começa em cada um de nós, mas é importante estarmos rodeados das pessoas certas ou saber procurá-las.
Assim, consideramos que as nossas medidas podem ser formas de contribuir para encarar as questões de saúde mental com mais seriedade e promoverem um bom debate.


Medidas Propostas
  1. Exigir uma maior supervisão dos pais/encarregados de educação, em relação ao tempo que os filhos passam na internet com jogos, redes sociais e levá-los a frequentarem espaços de lazer, de relaxamento, dentro e fora das escolas.
  2. Sensibilização dos encarregados de educação, através de terapias familiares, com psicólogos e outros técnicos de saúde, na resolução de problemas.
  3. Contratação de mais psicólogos para as escolas.