PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Sebastião da Gama, Estremoz


Exposição de motivos
A Assembleia do Agrupamento de Escolas de Estremoz analisou e debateu a temática Saúde Mental e apurou três medidas que considera serem estruturantes no combate a este problema. Considera que os jovens têm de trabalhar a auto-estima, dar significados aos acontecimentos por que passaram, promover espaços de partilha/grupos terapêuticos, com o objetivo de realizar abordagens ao trauma, que sejam promotores de reflexão onde se possa trabalhar os sentimentos e as emoções. Silenciar a voz não apaga o que aconteceu. Pretende-se atribuir um novo significado aos sentimentos/ afetos; pois o Ser Humano depende do afeto para não sentir solidão


Medidas Propostas
  1. Dia da Mente Sã em Corpo São.
    Dia temático do Desporto (onde se realizam várias modalidades desportivas, inclusive yoga e meditação) com realização de um Piquenique Saudável; sendo este um dia aberto também à participação das famílias. O objectivo desta medida é promover o convívio entre toda a comunidade escolar e a comunidade envolvente.
  2. Um por Todos e Todos por um Bem-estar Mental.
    Campanhas de Sensibilização envolvendo a temática da Saúde Mental que sejam promotoras de sessões de esclarecimento com os profissionais da área (psicólogos; psiquiatras; pedopsiquiatras…), que devem obrigatoriamente ser em maior número; realização de campanhas contra o bullying, o uso abusivo das tecnologias e suas consequências… Pretende-se com esta medida sensibilizar e despertar mais os jovens para este problema que é grave.
  3. Caixas de Emoções.
    Projeto que pretende a colocação de uma caixa em todas as salas de aula. Esta medida visa incentivar os alunos a escreverem sobre os acontecimentos/situações menos boas que sucederam ou estão a acontecer nas suas vidas que os possam afetar psicologicamente.As caixas seriam verificadas quinzenalmente pelos psicólogos escolares, que analisariam os desabafos e posteriormente iriam a cada sala aconselhar os alunos. Os psicólogos também dariam aconselhamento na sua página escolar.