PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica André de Resende, Évora
Exposição de motivos
Ao abordarmos o tema da Saúde Mental nos Jovens verificamos que os grandes desafios associados ao tema são: aumentar a literacia em Saúde Mental junto dos jovens e da comunidade; reduzir a incidência de perturbações de doença mental nos jovens; possibilitar aos jovens o acesso eficaz a serviços de psicologia e recursos de apoio e informação.Sendo assim, propomos três medidas que se baseiam precisamente, no aumento de recursos na escola, cuidado clínico, capacitando os serviços e a articulação entre eles para melhor responder às necessidades dos jovens.
Medidas Propostas
- Obrigatoriedade de existência de, pelo menos, um psicólogo por escolas de 2º, 3º ciclos e ensino secundário, e o aumento de vagas para psicólogos escolares, nas escolas do Ensino Básico e Secundário e ainda Educação Pré-Escolar, consoante a necessidade, com o objetivo de aproximar ao rácio ideal de um psicólogo para cada 500 alunos.
- Criação de um Centro de Dados Digital sobre Saúde Mental nos Jovens, tutelado pelo Ministério da Saúde e auxiliado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Este Centro, com especial foco nos jovens, pretende tornar mais acessível a informação a todos, reunir vários recursos, programas, exercícios relacionados com o tema e linhas telefónicas de apoio aos jovens.
- Alargamento da articulação entre as Equipas Comunitárias de Saúde Mental para a infância e adolescência, com os psicólogos escolares e as autarquias locais, no âmbito da literacia, prevenção e cuidado clínico dos jovens, com especial divulgação deste trabalho, no Dia Mundial da Saúde Mental.