PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Arraiolos


Exposição de motivos
A pandemia trouxe à tona alguns comportamentos que indiciavam problemas ao nível da saúde mental, nomeadamente, o isolamento dos jovens, o afastamento da realidade e a procura de outros tipos de vivências que, por serem vividas através do virtual, não suscitaram grande alarme na sociedade. É fundamental que a sociedade em geral e a comunidade escolar em particular, esteja atenta a este problema, de forma a encontrar as melhores soluções. Como é na escola que muitos destes comportamentos se revelam, tem que se apostar na formação da comunidade escolar de forma a que estes possam "ouvir", ajudar o aluno a reconhecer o seu problema, mas também para aconselharem e o direcionarem para ajuda profissional.


Medidas Propostas
  1. Promoção de atividades, oficinas e palestras para a comunidade educativa de forma a que os jovens possam descontrair e conviver.
  2. Criação de equipas multidisciplinares que promovam formações à comunidade escolar com o objetivo de prepará-los para identificar indícios de problemas de saúde mental
  3. Promoção, divulgação e melhoramento das linhas de crise.