PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Vendas Novas


Exposição de motivos
Reformulação dos conteúdos trabalhados no 3º ciclo, de modo a preparar mais e melhor os jovens para a vida adulta. Seria vantajoso existir disciplinas de carácter prático que abordem assuntos do quotidiano, por exemplo utilização do cartão multibanco ou até preenchimento de IRS.


A criação de um espaço de atendimento acessível a qualquer aluno. Este espaço seria um espaço aberto a alunos com dúvidas a nível de orientação académica, com dificuldades a nível familiar, ou qualquer outra questão que impede o bem estar do jovem.
A criação de uma opção alternativa ao currículo normal do 3º ciclo, esta será uma boa resposta para os alunos que neste momento não se identificam com a escola. Se o currículo contemplar áreas disciplinares que promovam e preparem os jovens para profissões com características técnicas e práticas. Esta medida poderá também contribuir para a redução do abandono escolar e promoção do sucesso escolar, visto que os estudantes sentem-se mais realizados e logo irão empenhar-se mais nas tarefas que lhes são propostas. A implementação desta medida teria importância a nível sócio-económico , se as escolas promovessem "cursos" de acordo com as necessidades de cada região.


Medidas Propostas
  1. Reestruturação do currículo de 3º ciclo, a nível de conteúdos abordados e do número de disciplinas.
  2. Criação de espaço de atendimento aos jovens, na escola.
  3. Promoção de opções curriculares de carácter prático, com vista à preparação dos jovens, para a vida adulta.