PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Oliveira do Hospital


Exposição de motivos
Dada a necessidade de, cada vez mais, dar importância à saúde mental, em especial nos mais jovens, consideramos pertinente a substituição da disciplina de oferta de escola, quinzenal, por uma disciplina de Saúde, mais especificamente de Saúde Mental. Desta forma, os alunos poderiam receber informação e aprenderiam estratégias e técnicas de superação de problemas. Esta disciplina seria lecionada por um professor em parceria com o centro de saúde, que disponibilizaria técnicos, nomeadamente médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos. A avaliação da disciplina seria qualitativa.
Considerando a importância da existência de um “espaço” na escola em que os alunos possam exprimir as suas preocupações e angústias, propomos a criação de espaços de “desabafo”, que funcionariam anonimamente através da criação de uma caixa de desabafos, e, abertamente, com a criação de um grupo de autoajuda, presente numa determinada sala, onde semanalmente, se reunirão alunos, devidamente orientados pelo serviço de psicologia da escola, dispostos a partilhar os seus problemas e a dar conselhos aos outros.
Em todo este processo seria também premente a realização de ações de formação/informação para professores, funcionários, encarregados de educação e alunos onde todos sejam sensibilizados para o tema “Saúde Mental”.


Medidas Propostas
  1. Criação da disciplina de Saúde (essencialmente a mental).
  2. Criação de espaços de “desabafo” na Escola.
  3. Sensibilização nas escolas sobre “Saúde Mental”.