PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida, Mira


Exposição de motivos
1.Criação de uma linha aberta de aconselhamento psicológico online (inserida
numa aplicação ou um web site), gerida por entidades com competência de infância e
juventude (exemplo: IPSS), com financiamento do Estado
2.Maior divulgação do tema proposto, com o objetivo de, para além de sensibilização, combater o estigma associado à Saúde Mental, através da elaboração de projetos, da dinamização de conteúdos, de sessões de formação e esclarecimento para a comunidade escolar e da realização de atividades de comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) e do janeiro Branco (mês dedicado à saúde mental) na comunidade.
3.Incluindo e/ou desenvolvendo este tema no programa curricular de diversas disciplinas:
• Educação Física: implementação de sessões de mindfulness, Yoga; assim como, inserir o ensino de técnicas de relaxamento, para que os alunos possam utilizar essas aprendizagens em momentos stressantes da sua vida escolar ou pessoal. Poderiam ser realizadas quinzenalmente, num dos tempos letivos da disciplina, com ênfase em épocas de exames e semanas de maior stress.
• Ciências Naturais (até ao 3º ciclo) ou Biologia (no Ensino Secundário) e Cidadania (até ao 3º ciclo): dando a conhecer mais sobre este tema aos jovens e suscitar o seu interesse para o mesmo.
. Distribuindo um “cheque mental”, possibilitado por um protocolo entre o Ministério da Saúde, Ministério da Educação e das autarquias, que funcionaria como um check-up gratuito de avaliação da saúde mental nos jovens (realizada no início de cada ciclo escolar e no final do Ensino Secundário).


Medidas Propostas
  1. Criação de uma linha aberta de aconselhamento psicológico online (inserida numa aplicação ou um web site).
  2. Maior divulgação do tema proposto, com o objetivo de, para além de sensibilização, combater o estigma associado à Saúde Mental.
  3. Valorização da saúde mental em relação à saúde física.