PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Dr. Pedrosa Veríssimo, Paião, Figueira da Foz


Exposição de motivos
Considera-se que a saúde mental é uma problemática cada vez mais evidente no espaço escolar, sendo urgente a definição de estratégias que promovam espaços de convívio e de intervenção especializada. Esta intervenção deverá ocorrer de uma forma sistemática com pequenos grupos de alunos a fim de gerar momentos de confiança que promovam a autoestima e o à vontade na partilha emoções/problemáticas inerentes à saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Criação, nas escolas, de um clube (Sinto… logo existo.) sobre saúde mental. De forma informal, sob a liderança de um adulto e numa espécie de terapia de grupo, os alunos partilhariam emoções e sentimentos, sem receio de julgamentos nem preconceitos.
  2. Desenvolvimento de estratégias motivacionais junto dos jovens, no sentido de estes se envolverem cada vez mais em atividades (desportivas, lúdicas e culturais…) que promovam o convívio no espaço escolar e os retire de dependências e do isolamento social, originado pela utilização excessiva dos dispositivos móveis/redes sociais.
  3. Reforço dos serviços de psicologia da escola, promovendo espaços de diálogo entre os alunos/adulto para troca de opiniões/emoções. Destes espaços dialogantes surgiriam as “ferramentas emocionais” para os jovens aprenderem a lidar com os problemas inerentes à saúde mental.