PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Fernando Namora, Condeixa-a-Nova


Exposição de motivos
As escolas portuguesas têm falta de psicólogos para apoiar os alunos, revela o relatório "Estado da Educação 2021", que salienta o facto de alguns destes profissionais trabalharem simultaneamente em várias escolas e com diferentes níveis de ensino. Faltam psicólogos nas escolas portuguesas, rácio é de um para 744 alunos. No entanto, de acordo com a NASP (National Association of School Psychologists) o rácio do número de psicólogos nas escolas não deve exceder os 500/700 alunos para um psicólogo, o que é manifestamente pouco para as situações que requerem intervenção nesta área.
Assim como existe um Programa Nacional para a Saúde Mental, é importante criar em paralelo um “Programa Nacional para a Saúde Mental dos Jovens”, com ações no âmbito de promoção da saúde mental e de prevenção das doenças mentais nos jovens, desenvolvidas nas escolas de forma a dar assistência aos jovens.

O papel do diretor de turma é muito importante na ajuda que pode dar aos alunos. Por isso, é muito útil um tempo comum no horário, diretor de turma / alunos, para conversarem sobre assuntos que inquietam os alunos. Esta hora pode substituir a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, visto que os assuntos tratados nesta disciplina são transversais e abordados noutras disciplinas.


Medidas Propostas
  1. 1- Contratação de mais psicólogos para as escolas. O rácio deverá ser de um para 200 alunos.
  2. 2- Criação de um Programa Nacional de Saúde Mental dos Jovens.
  3. 3- Obrigatoriedade, na carga horária dos alunos e professores, da existência de uma hora conjunta, alunos/diretor de turma, por semana.