PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra


Exposição de motivos
1- Elaboração de campanhas, apresentações e workshops feitos por professores/alunos/outras organizações que abordassem temas como a importância da alimentação saudável, de uma boa rotina de sono, da prática de desporto e de uma boa relação com a família/amigos. As apresentações também poderiam vir a desenvolver temas como o bullying e os seus malefícios.

2- Implantação de centros de apoio psicológico na escola que estejam ao dispor dos alunos e das suas necessidades (com psicólogos que os pudessem ajudar, já que muitos jovens nunca chegam a ter a oportunidade de falar com um profissional). Estes psicólogos poderiam também tentar constatar alguns problemas existentes, possíveis de depreender através do comportamento dos alunos no seu dia a dia, fruto, por exemplo, do excesso de trabalho ou de avaliações, e procurar estratégias para combater os mesmos, já que é nas escolas que muitas vezes surgem alterações na saúde mental dos jovens. Propomos ainda a criação e atribuição de cheques-psicólogo (à semelhança dos cheques-dentista), a alunos que necessitem de ser acompanhados de forma profissional e cujo agregado familiar não a tenha capacidade financeira necessária.

3- Criação de projetos obrigatórios, como “10 minutos de Mindfulness” (à semelhança do projeto "10 minutos a Ler”), em que, durante 10 minutos por dia, todas as turmas da escola tivessem um momento de reflexão, acompanhado com uma sessão mindfulness. Estas sessões poderiam também abranger outras atividades como a pintura de mandalas, a leitura e a escrita. Outro projeto possível seria “A frase da semana” em que, através de um concurso de ideias, seria eleita uma frase motivacional, a afixar em diversos locais da escola. Esta tarefa seria rotativa pelas turmas de todos os anos da escola. Com estas atividades, os alunos poderiam explorar formas de se concentrarem e abstrair das suas preocupações diárias.


Medidas Propostas
  1. Realização de campanhas, apresentações e workshops feitos por professores/alunos/outras organizações que abordassem temas como a importância da alimentação saudável, de uma boa rotina de sono, da prática de desporto e de uma boa relação com a família/amigos.
  2. Implantação de centros de apoio psicológico na escola que estejam ao dispor dos alunos e das suas necessidades, com psicólogos que os possam ajudar.
  3. Criação do projeto educativo obrigatório “10 minutos de Mindfulness” em que, durante 10 minutos por dia, todas as turmas da escola tivessem um momento de reflexão e/ou acompanhadas com uma sessão mindfulness.