PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Eugénio de Castro, Coimbra


Exposição de motivos
Saúde mental nos jovens consiste em manter o estado de bem-estar físico, mental e social na fase de transição para a vida adulta.
Os jovens, na evolução natural da sua vida, enfrentam mudanças físicas no seu próprio corpo, mudanças emocionais e relacionais, em casa e fora dela, por exemplo na escola e/ou noutras atividades e circunstâncias, mudanças que podem colocar em causa o seu bem-estar e a sua saúde mental.
A OMS estima que entre 10 e 20% dos adolescentes tenham doença mental, ainda que alguns não sejam diagnosticados nem tratados, quer por ignorância no que respeita aos sintomas, quer por estigma na doença que inviabiliza o pedido de ajuda.
Estudos científicos referem que a recente pandemia de COVID-19 e consequentes confinamentos potenciaram os riscos de mal-estar mental tais como sintomatologia depressiva, ansiedade, tristeza, medos, emoções negativas e diminuição da felicidade.
A aposta na promoção da saúde mental começa com a sensibilização da população em geral através da divulgação e discussão do tema. É neste âmbito de promoção de saúde mental que surge a participação da nossa escola no Parlamento dos Jovens deste ano, com a redação deste projeto de recomendação e a apresentação das 3 medidas que a seguir propomos.


Medidas Propostas
  1. Aumentar a quantidade de psicólogos e professores com formação na área para que promover programas de prevenção de saúde mental e de desenvolvimento sócio-emocional.
  2. Convidar instituições variadas que façam atividades para apoiar os alunos em geral e os alunos com necessidades em particular, no âmbito da promoção da saúde mental.
  3. Criar mentorias em contexto de salas de estudo, nas escolas, com apoios a alunos implementados por outros alunos.