PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Rainha Santa Isabel, Pedrulha, Coimbra


Exposição de motivos
Uma vez que a as perturbações mentais entre as crianças e adolescentes têm aumentado nos últimos anos, urge disponibilizar aos jovens o acesso a serviços que suportem a saúde mental por via do aumento de número de psicólogos (quer seja no Serviço Nacional de Saúde, quer seja nas escolas).
A criação e implementação de campanhas de sensibilização para a importância da saúde mental dos jovens são fundamentais. Estas devem visar a promoção de competências ao nível pessoal, social e académico e salientar a importância da família e da comunidade para o desenvolvimento saudável.


Medidas Propostas
  1. Aumentar o número de psicólogos no Serviço Nacional de Saúde, designadamente nos Centros de Saúde e em todas as instituições escolares, de forma a facilitar o acesso dos jovens a serviços de saúde mental.
  2. Criar grupos de autoajuda nas escolas dinamizados por técnicos especializados.
  3. Criar campanhas de sensibilização a fim de trabalhar a saúde mental como um problema social sério, retirando-lhe o estigma como “doença psiquiátrica”, integrando no horário escolar semanal uma sessão de psicologia.