PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária João Garcia Bacelar, Tocha, Cantanhede


Exposição de motivos
Muitos pais não sabem como lidam com os problemas dos filhos, estão mal informados sobre esta problemática, desvalorizando-a.
A organização das sessões de sensibilização sobre Saúde Mental para pais e alunos com testemunhos de pessoas que se recuperaram de doenças mentais permitiria identificar e profundar determinadas doenças mentais menos conhecidas.
Havendo um maior reforço de psicólogos nas Escolas, e recorrendo a uma “Caixa de Ajuda”, na qual os alunos colocam as suas dúvidas, inquietações e preocupações, identificando-se ou à turma na qual se integram, caberia aos psicólogos abordar pessoalmente o aluno ou o grupo turma.
Os alunos mais facilmente escrevem sobre os seus problemas do que falam sobre eles, pois sentem maior privacidade e a Escola é um local onde se sentiriam mais acolhidos, com mais oportunidade de obterem ajuda.
Ao tornar a Escola um espaço mais acolhedor, com um maior investimento nas artes, pretende-se que os alunos aí se sintam bem, tornando a Escola mais colorida, atrativa e agradável, com maior investimento nas atividades artísticas, designadamente com espaços verdes, não só no recinto escolar, como nas áreas envolventes, destinados a reflexão e meditação, ao convívio ao ar livre. Algumas atividades a desenvolver seriam aquelas em que se estabeleceria um maior contacto com a Natureza, os animais e a Comunidade, não só com objetivos terapêuticos, mas também para promover o aumento da entreajuda e o envolvimento na partilha e resolução de problemas.


Medidas Propostas
  1. Organização de sessões de sensibilização sobre Saúde Mental para pais e alunos com testemunhos de pessoas que se recuperaram de doenças mentais.
  2. Reforço do número de psicólogos nas Escolas, gabinete de ajuda aos alunos a funcionar com o auxílio de uma “Caixa de Ajuda”.
  3. Tornar a Escola um espaço mais acolhedor, com um maior investimento nas artes.