PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Soure


Exposição de motivos
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o termo “saúde mental” define o nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Por essa razão, pode afetar a maneira como pensamos, sentimos e agimos quando enfrentamos a vida.
A saúde mental, tem sido relegada para um plano secundário na ação política, mas é absolutamente indispensável alterar esta situação, especialmente no contexto da pandemia de Covid-19. A Pandemia COVID-19 trouxe novas realidades e agravou desafios já existentes.
Investigação recente, a nível nacional, revelou uma maior incidência de problemas de Saúde Mental entre os jovens. A prevalência das perturbações mentais entre as crianças e adolescentes até aos 18 anos de idade tem aumentado nos últimos anos.
Por outro lado, estudos confirmam que cerca de 50% das doenças mentais registadas em adultos são despoletadas por volta dos 14 anos. A intervenção precoce é, portanto, fundamental.
Portugal é o segundo país da Europa com a taxa mais elevada de prevalência de doenças do foro psiquiátrico e da Saúde Mental.
É fundamental desenvolver uma cultura abrangente de Saúde Mental, contrariando o estigma associado à doença mental.
É urgente apostar-se no reforço da intervenção junto de crianças e jovens, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais que promovam a autoestima e a resiliência, atuando na promoção de climas escolares salutares, e na prevenção de comportamentos de risco.
É essencial implementar programas de promoção de estilos de vida saudáveis.
Desejamos gerações mais saudáveis e acima de tudo, mais felizes.


Medidas Propostas
  1. Maior divulgação em escolas, associações juvenis, associações desportivas, entre outras, de temas como ansiedade e depressão. Debate do tema durante as aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
  2. Organização de palestras e workshops nas escolas sobre “Saúde Mental nos Jovens”, dinamizada pelos psicólogos escolares. Essencialmente formas de promoção do tema, incluindo alunos, pais e professores.
  3. Criação de uma linha de apoio anónima ao estudante.