PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo


Exposição de motivos
Consideramos muito importante sensibilizar a comunidade educativa para o tema da Saúde Mental. Normalmente o mesmo é descurado ou ignorado, uma vez que é conotado com algo que ainda é tabu e não é tido como importante e a tratar. Assim, acreditamos que se se generalizar a abordagem do tema e se houver maior sensibilização para o mesmo, talvez se possa ajudar mais pessoas com problemas mentais. Daí que as nossas medidas sejam sobretudo na esfera da sensibilização e divulgação.


Medidas Propostas
  1. Realização de palestras, sessões, debates sobre a saúde mental dos jovens, abertos a toda a comunidade educativa - pais, alunos, professores, assistentes técnicos e assistentes operacionais.
  2. Munir a escola de recursos humanos no âmbito da Psicologia, criando no horário dos alunos a possibilidade de aceder aos mesmos serviços, através de atividades promovidas pelos serviços sobre a temática e criando uma linha/horário nesses serviços onde espontaneamente os jovens podem ir
  3. Informar a população em geral sobre a importância da temática, através de pequenos flashes televisivos passados em horário nobre, promovendo a necessidade de encarar a saúde mental ao mesmo nível que a saúde física.