PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária do Centro de Portugal, Vila de Rei


Exposição de motivos
A Saúde mental após o confinamento, foi muito afetada mundialmente principalmente nos jovens. Antes da pandemia 1/7 adolescentes sofria de problemas de saúde mental. Após a pandemia os problemas agravaram-se e 1/5 dos adolescentes foi afetado. Durante o confinamento, muitos jovens sentiram-se isolados. Problemas como depressão; ansiedade; burnout, entre outros, tornaram-se mais frequentes. Alguns destes problemas ainda se continuam a manifestar, as sequelas do confinamento são “visíveis”. Quer ao nível municipal, quer ao nível das escolas podem desenvolver-se atividades/iniciativas que ajudem na minimização ou resolução de algumas problemáticas.
Como primeira proposta defendemos a criação de uma linha de apoio à saúde mental, em cada município. Esta linha teria profissionais de saúde como psicólogos, enfermeiros e psiquiatras no apoio às pessoas em dificuldade, de forma anónima. O atendimento podia ser domiciliar se preciso, para por exemplo, pessoas incapacitadas.
As próprias escolas/alunos poderiam organizar-se de forma a promover ações de prevenção e divulgação da saúde mental, através dos media e das redes sociais, dando assim uma maior visibilidade das causas e dos modos de prevenção, criando uma página ou perfil nas redes sociais com dicas, sugestões e conselhos.
No sistema educativo poder-se-ia promover mais tempo livre para a criatividade, o lazer e a socialização. Neste sentido, poderia haver uma diminuição da carga horária escolar e implementar workshops sobre estes temas, desenvolver atividades ao ar livre, torneios intraescolas/interturmas, entre outras, aumentando assim a socialização entre as pessoas. Desta forma, os jovens desenvolvem o seu gosto pela competição, pelo trabalho de equipa e pela cooperação, dando a conhecer as suas diversas realidades e estabelecendo uma rede de amigos que os poderá ajudar.
Muitos destes problemas referidos refletem-se no nosso dia a dia na escola, desta forma consideramos que podemos ter um papel mais ativo e interventivo na escola de forma a alertar para a importância da saúde mental, bem como prestar um maior apoio aos nossos colegas.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma linha de apoio à saúde mental, em cada município.
  2. Promover uma ação de prevenção e divulgação da saúde mental, através dos media e das redes sociais.
  3. Promover no sistema educativo mais tempo livre para a criatividade, o lazer e a socialização.