PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Fundão


Exposição de motivos
O direito à saúde e, em especial, o direito à saúde mental e ao bem-estar em geral, é um direito central no desenvolvimento das crianças e jovens.
É fundamental promover o bem-estar psicológico, estar atento à saúde mental dos adolescentes e proteger os adolescentes de experiências adversas e fatores de risco que podem afetar o seu potencial de crescimento, com repercussões não só na adolescência como na vida adulta.


Medidas Propostas
  1. Organizar sessões (palestras/debates) com psicólogos a nível escolar e familiar para os ensinarmos como lidar com certos problemas e doenças mentais de modo a capacitá-los a ajudar, a diminuir o estigma que existe à volta dos problemas e doenças mentais e ensiná-los a reconhecer sinais de alerta.
  2. Aumento do número de psicólogos nas escolas. No mundo global e competitivo que os jovens encontram é importante o acompanhamento formativo e psicológico dos alunos para que os desafios de hoje não se tornem problemas de amanhã.
  3. Criação, pelo SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) de cada escola, de grupos de jovens para partilha de experiências, sentimentos e opiniões, que lhes permitam identificarem-se, saberem que não estão sozinhos nos problemas que enfrentam, e, simultaneamente, conseguirem desenvolver estratégias e soluções no sentido de resolverem ou, pelo menos, minimizarem os mesmos.