PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã


Exposição de motivos
Nem sempre é fácil identificar sintomas de depressão/ansiedade, bloqueio emocional, inseguranças, problemas alimentares de modo a poder ajudar quem necessita. Como também não é fácil a quem sofre desses sintomas abrir-se com outras pessoas. Muitas vezes as pessoas que sofrem, fazem-no em silêncio e não exteriorizam: “Quem vê caras, não vê corações”. Assim se a comunidade estiver mais atenta e desperta para as causas, sintomas e consequências dos problemas, poderá mais facilmente tomar uma atitude preventiva ou estratégias para ajudar a resolver os problemas. As ações de sensibilização poderão ser desenvolvidas pelo SPO da escola em colaboração com o Projeto de Educação para a Saúde da escola e em colaboração com o Centro de Saúde ou CHUCB. Pretende-se a criação de um clube/ oficina de carácter facultativo, e que deverá ser ministrada pela psicóloga ou por um profissional qualificado. O seu objetivo consiste em esclarecer dúvidas, partilhar experiências e problemas, ajudar os alunos a compreenderem melhor os outros e a si mesmos e realizar atividades relacionadas com a saúde mental. Tratando-se de sessões abertas a toda a comunidade escolar, propomos sessões de esclarecimento destinados a pais, professores e auxiliares para saberem como agir em situações em que o aluno apresente algum distúrbio mental ou manifeste características de episódios relacionados. A saúde mental dos alunos melhoraria se tivessem mais tempo de convívio e fora das salas de aula. Com o Covid afastámo-nos mais uns dos outros, falamos nas redes sociais, mas às vezes não conseguimos falar diretamente. Precisamos muito de socializar, de conviver!A nossa proposta é deixar de haver as aulas de substituição - precisamos de gastar energia, de correr, de saltar e de estar ao ar livre com os nossos amigos. Podíamos também, com a ajuda da AE e de pais criar um espaço de convívio para alunos com matraquilhos, jogos etc. para podermos estar uns com os outros.Este espaço na escola onde os alunos possam entrar e conviver nos intervalos, com a presença de um profissional qualificado para orientar e conversar com os estudantes em determinados intervalos. Pretendemos, também, criar condições para a realização de certas atividades que visem a socialização e a criação de laços, sempre importantes para o equilíbrio mental dos jovens. Neste espaço, pretendemos descansar, conversar e aliviar a pressão muitas vezes causada pelas exigências da escola e da sociedade, de forma libertarmos muitas das energias negativas que afetam a nossa saúde mental.A disciplina de Cidadania e Desenvolvimento apresenta um conjunto de tema do interesse dos jovens. A saúde também é abordada. No entanto, consideramos que existe uma falha na área da saúde mental. Neste sentido, pretendemos adicionar a saúde mental como aprendizagem essencial da Cidadania em, pelo menos, dois anos do terceiro ciclo. Com esta medida, todos os alunos do 3º ciclo terão sessões de esclarecimento, debates, palestras e/ou workshops sobre o tema


Medidas Propostas
  1. Oferta de um Clube/Oficina, com escolha opcional no ato da matrícula e de frequência quinzenal, com a temática da saúde mental, onde serão promovidas atividades de relaxamento, de comunicação para os alunos e que promoverá trimestralmente sessões de sensibilização junto de toda a comunidade educativa, com vista à identificação de sintomas de depressão/ansiedade, bloqueio emocional, inseguranças, problemas alimentares e promoção de estratégias.
  2. Criação de uma sala de socialização e relaxamento que os alunos possam frequentar sempre que necessitem.
    Em vez das aulas de substituição, os alunos poderiam desfrutar deste espaço.
  3. Obrigatoriedade do tema da saúde mental na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.