PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Pêro da Covilhã, Covilhã


Exposição de motivos
Como é do conhecimento de todos, a saúde mental dos portugueses tem vindo a deteriorar-se, principalmente depois de dois anos de pandemia.
Assim, muitos adultos apresentam elevados níveis de stress, tendo muitos chegado a uma situação de “burnout” ou esgotamento.
Então, se tantos adultos têm dificuldade em gerir as suas emoções como hão de os jovens, que têm as emoções à flor da pele, gerir as suas próprias emoções?
Consideramos que esta aprendizagem deve começar a ser feita desde muito cedo.

A adolescência (10-19 anos) é também uma etapa da vida muito importante, na medida em que molda as pessoas para a vida adulta. As mudanças físicas, sociais e emocionais que acontecem neste período, podem tornar os adolescentes vulneráveis a condições de saúde mental. Desta forma, promover o seu bem- estar e protegê-los de fatores de risco deverá ser uma prioridade.
Garantir o acesso a consultas gratuitas de psicologia por parte de grupos especialmente vulneráveis (crianças e adolescentes) como forma de prevenção e tratamento de problemas de saúde mental deveria ser outra prioridade.
Crianças e jovens mentalmente saudáveis tornar-se-ão adultos mentalmente saudáveis.


Medidas Propostas
  1. 1. Disponibilizar aos jovens utentes consultas presenciais e / ou online de “Psicologia familiar” com um técnico nesta área que acompanha as crianças e os pais desde os primeiros meses de idade, que trabalhará em colaboração com o médico de família, de modo a garantir que se formem adultos seguros e equilibrados do ponto de vista psicológico e emocional (tal como se ensinam os cuidados físicos, como por exemplo a alimentação).
  2. 2. Criação de uma linha gratuita de apoio à saúde mental, em funcionamento 24 horas por dia, destinada aos jovens estudantes que necessitam de partilhar o seu estado emocional, cujo atendimento é feito por profissionais especializados nesta área, orientando e colaborando na resolução de problemas pessoais e/ou escolares.
  3. 3. Atribuição de “Cheques”, tal como o “Cheque-Dentista” aos jovens, que possam utilizar numa consulta de psicologia infantil/ juvenil, na qual seria realizado um estudo psicológico, através da aplicação de uma bateria de testes, que permitisse perceber o estado da sua saúde mental, como forma de prevenção ou encaminhamento.