PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Nuno Álvares, Castelo Branco


Exposição de motivos
Perante o crescimento assustador de problemas de saúde mental dos jovens, é necessário ir para além do acompanhamento psicológico existente (mas ainda insuficiente) nas escolas. Os problemas mentais avolumam-se e as repostas são repetidas e ineficazes, pelo que é necessário integrar medidas inovadoras que contemplem a terapia de grupo, a entreajuda, a socialização e a promoção de atividades que criem um clima de bem-estar na comunidade educativa.


Medidas Propostas
  1. Criar uma sala de terapia de interação, supervisionada por uma equipa multidisciplinar de apoio psicológico na Escola ou por terapeutas do SNS, com a finalidade de promover a partilha e a socialização de alunos que sofrem dos mesmos transtornos psicológicos.
  2. Implementar, no âmbito do GAAF, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, um programa de tutoria dos alunos para os alunos, com a supervisão dos psicólogos da Escola.
  3. Incrementar, na escola, sistemas de comunicação permanentes e variados, anónimos ou não, com respostas públicas ou privadas de profissionais competentes, em que os alunos possam expor os problemas que os inquietam, e possam apontar sugestões ou eventos que promovam a saúde e bem-estar pessoal, social e mental dos jovens na escola.