PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto, Covilhã


Exposição de motivos
Criação de uma plataforma anónima, podia ser de alguma forma, o ideal para eles. Esta seria um lugar onde eles poderiam expressar livremente as suas perturbações/sentimentos/problemas de forma anónima, procurando ajuda sem necessitarem de apresentar qualquer tipo de identificação ficando mais descontraídos para se abrirem. Uma fase deste tipo de assuntos é a negação, ou seja, não aceitarem que têm um problema, que a sua saúde está afetada. Muitos jovens têm também vergonha de o assumir, por medo de serem criticados ou até por muita gente desta sociedade que os nomeia logo por
malucos. Este programa seria público, porém, anónimo, como já referimos, onde os jovens se ajudariam mutuamente, pois, normalmente compreendem-se com mais facilidade, como a sua forma de pensar nas coisas e agir. Pensamos que, nos conseguimos perceber melhor entre nós
do que propriamente um adulto. Pretendemos resolver assuntos de Saúde Mental, mas, também poderiam consultar vários outros temas sem se sentirem julgados ou pressionados.
Acreditamos, que com este método se sintam mais à vontade, não só para se exprimirem, mas também, de se sentirem ouvidos. A plataforma teria certamente regras de uso e condições para esta poder ser usada para o bem, evitando casos de injúria ou algum tipo de ofensa.
Esta proposta foi tomada por todos nós, jovens, em conjunto.

Exposição de motivos
•.Devido ao tema, entendemos que quanto mais anonimo for, maior será o numero de alunos a participar e a expor os seus problemas. Há por parte de alguns alunos vergonha em expor-se. Outro motivo tema ver com a necessidade de os alunos serem ouvidos


Medidas Propostas
  1. Como 1ª medida, através da criação de uma plataforma/site, conseguiremos contribuir para uma melhoria dos problemas/perturbações que afetam gravemente a Saúde Mental dos Jovens, podendo de alguma forma, apoiá-los e permitir que se exprimam e expressem, de forma anónima.
  2. Como 2ª medida, sabe-se que, a adolescência é um período crítico para a formação e manutenção de comportamentos sociais e emocionais que apoiam e protegem a Saúde Mental, e com esta plataforma, que qualquer adolescente poderá aceder, temos como objetivo a proteção desses.
  3. Como 3ª medida, nos dias de hoje, é muito comum os jovens insultarem-se e injuriarem-se entre si, prejudicando o seu percurso mental, que pode levar a situações graves e judiciais. Na nossa plataforma, não será permitido qualquer tipo de ofensa ou comentário pejorativo para evitar esses casos.