PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Teixoso, Covilhã


Exposição de motivos
- A Saúde Mental é um problema que afeta cada vez mais pessoas. A agitação da vida diária, a competição entre pessoas, a violência, o bullying , a discriminação e a perda de autoestima que muitas situações provocam, a dependência de álcool, do tabaco e de drogas podem gerar graves problemas de Saúde Mental.
-Segundo estudos realizados e dados disponíveis podemos concluir que:
-A saúde mental afeta cerca de 1/5 da população;
- Portugal é o 4º país do mundo com mais problemas de saúde mental e o 2º a nível europeu;
- As doenças neuropsiquiátricas representam metade das doenças incapacitantes;
- Mais de metade das despesas em Saúde Mental nos jovens diz respeito ao tratamento da ansiedade e depressão;
- Os problemas de saúde mental agravaram-se durante a pandemia, por um lado devido ao receio de contrair Covid-19, por outro devido ao isolamento a que os jovens foram sujeitos;
- Em 2022 o consumo de ansiolíticos terá ultrapassado a média de 2 embalagens por habitante (Tendo em conta que os problemas de Saúde Mental afetam cerca de 1/5 da população, esse consumo poderá representar um consumo médio de 10 embalagens/ano por doente).
- Os problemas de Saúde Mental são uma importante causa de ausência ao trabalho nos adultos, causando graves prejuízos às empresas e aos sistemas de segurança social;
- Os problemas de Saúde Mental nos jovens são causa de absentismo, abandono escolar e baixo rendimento escolar;
Assim, o baixo rendimento escolar impedirá os jovens de aceder a cursos superiores, médios ou profissionais mais qualificados e poderá causar na vida adulta um fraco rendimento em termos de desempenho profissional, para além da frustração causada por essa situação;
- Por outro lado, é sabido que nem sempre os jovens têm acesso a acompanhamento psicológico ou pedopsiquiátrico adequado e atempado. Na nossa região há apenas uma médica pedopsiquiatra para o distrito.
- Sendo na infância e na juventude que os jovens se formam para a vida adulta, é importante que seja nestas idades que se invista na prevenção e no tratamento das causas destas doenças, evitando assim prejuízos em termos de desempenho escolar e prevenindo custos muito maiores na idade adulta.
- A escola deverá ser o lugar onde se deve aprender a identificar as emoções e a lidar com a ansiedade/o stress, a depressão, a frustração entre outros doenças do foro mental que poderão gerar problemas ao nível psicológico e físico. A escola deve promover a cooperação e combater a competição.
- Uma mente bem formada e informada é meio caminho andado para prevenir tais problemas.
A intervenção na saúde mental dos jovens será o melhor investimento na saúde mental dos adultos.
Como diz o ditado ”mais vale prevenir que remediar”.


Medidas Propostas
  1. Criar condições para que nas escolas se pratique mais atividade física (atletismo, ciclismo, jogos de equipa, artes marciais, yoga, ballet. etc…), a criação de clubes (teatro, música, dança, pintura, jardinagem, culinária, etc…), dotando-as dos necessários recursos humanos e materiais.
  2. Dotar as escolas de mais psicólogos, a tempo inteiro, e contratação de outros técnicos, nomeadamente Assistentes Sociais, Mediadores socioculturais, Animadores socioculturais, ou técnicos das áreas desportivas e lúdicas para desenvolvimento de atividades.
  3. Realização regular de rastreios feitos por psicólogos para detetar eventuais problemas de saúde mental nos jovens e, no caso de serem detetados que os jovens passem a ter acompanhamento imediato e regular por médico pedopsiquiatra.