PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Fundão


Exposição de motivos
A Saúde Mental não é a simples ausência de doença, mas sim um estado de bem-estar em que
cada indivíduo consegue lidar com os desafios normais da vida, consegue trabalhar de forma
produtiva e é capaz de contribuir para a sua comunidade.
Deste modo, deverão ser atribuídos cheques psicólogo para que todos os alunos tenham acesso
a cuidados e acompanhamento psicológico. A articulação de atividades escolares entre
disciplinas tem como objetivo reduzir a sobrecarga a que os alunos estão sujeitos através da
articulação de competências comuns às diferentes disciplinas de modo a construir
apresentações orais ou trabalhos de pesquisa que nos preparem melhor para prosseguir as
nossas aprendizagens. Finalmente, a implementação de um tempo escolar de articulação de
turmas com o objetivo de desenvolver projetos e atividades para a saúde mental pretende
promover o convívio entre alunos de turmas diferentes para poderem ter a oportunidade de
relaxar, estabelecer conexões com outros alunos e adquirirem a visão de que a escola é um
lugar seguro, tranquilo e saudável através de diferentes estratégias de abordagem já que todos
somos diferentes e o facto de termos outras perspetivas do mundo nos ajuda a compreender
melhor as situações quotidianas e a enfrentá-las autonomamente.
Os alunos do AEGX abordaram e aprofundaram a temática dos problemas de saúde mental,
apresentando as suas sugestões para minimizar consequências futuras!


Medidas Propostas
  1. Atribuição de um cheque psicólogo oferecido no princípio do ano pela escola (com funcionamento semelhante ao cheque dentista).
  2. A articulação de tarefas entre disciplinas desde a planificação à avaliação contribuiria para um menor número de momentos de avaliação sumativa e contribuiria para um menor número de momentos de ansiedade e tensão entre os alunos.
  3. Implementar um tempo escolar de articulação de turmas com o objetivo de desenvolver projetos e atividades para a saúde mental (prática de desporto, visita de psicólogos, atividades exteriores, leitura, ou outra a definir pela assembleia de delegados de turma), através de inscrições que tornavam o tempo obrigatório para quem se inscreve, à semelhança das oficinas de Português e Matemática.