PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, Fundão
Exposição de motivos
A Saúde Mental não é a simples ausência de doença, mas sim um estado de bem-estar em quecada indivíduo consegue lidar com os desafios normais da vida, consegue trabalhar de forma
produtiva e é capaz de contribuir para a sua comunidade.
Deste modo, deverão ser atribuídos cheques psicólogo para que todos os alunos tenham acesso
a cuidados e acompanhamento psicológico. A articulação de atividades escolares entre
disciplinas tem como objetivo reduzir a sobrecarga a que os alunos estão sujeitos através da
articulação de competências comuns às diferentes disciplinas de modo a construir
apresentações orais ou trabalhos de pesquisa que nos preparem melhor para prosseguir as
nossas aprendizagens. Finalmente, a implementação de um tempo escolar de articulação de
turmas com o objetivo de desenvolver projetos e atividades para a saúde mental pretende
promover o convívio entre alunos de turmas diferentes para poderem ter a oportunidade de
relaxar, estabelecer conexões com outros alunos e adquirirem a visão de que a escola é um
lugar seguro, tranquilo e saudável através de diferentes estratégias de abordagem já que todos
somos diferentes e o facto de termos outras perspetivas do mundo nos ajuda a compreender
melhor as situações quotidianas e a enfrentá-las autonomamente.
Os alunos do AEGX abordaram e aprofundaram a temática dos problemas de saúde mental,
apresentando as suas sugestões para minimizar consequências futuras!
Medidas Propostas
- Atribuição de um cheque psicólogo oferecido no princípio do ano pela escola (com funcionamento semelhante ao cheque dentista).
- A articulação de tarefas entre disciplinas desde a planificação à avaliação contribuiria para um menor número de momentos de avaliação sumativa e contribuiria para um menor número de momentos de ansiedade e tensão entre os alunos.
- Implementar um tempo escolar de articulação de turmas com o objetivo de desenvolver projetos e atividades para a saúde mental (prática de desporto, visita de psicólogos, atividades exteriores, leitura, ou outra a definir pela assembleia de delegados de turma), através de inscrições que tornavam o tempo obrigatório para quem se inscreve, à semelhança das oficinas de Português e Matemática.