PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova


Exposição de motivos
A escola nas suas multidimensionalidades, congrega jovens com diversas vivências sociais e individuais, que fruto dessas interações nalguns casos promove fatores de proteção, noutros fomenta situações de risco perante a Saúde Mental.
Cabe por isso à escola, estar atenta a estes sinais, no sentido de criar contextos para o desenvolvimento do bem-estar de crianças e jovens, com vista à promoção e prevenção da Saúde Mental.
Assim este projeto tem por objetivo, introduzir pequenas alterações no contexto das vivências escolares dos alunos, que no seu conjunto se articulem e possam ser protetoras da Saúde Mental.
É proposta deste projeto, que as medidas sejam implementadas desde logo no 1.º Ciclo, envolvendo toda a comunidade escolar, preparando os alunos e respetivas famílias para as transições de Ciclo para que estas ocorram de forma natural e saudável, minimizando os impactos (colegas, professores, disciplinas e até a frequência de uma nova instituição escolar).
Um outro momento importante na vida dos jovens, é o período de interrupção escolar, em que os jovens perdem algumas das interações com os seus pares, isolando-se e procurando refúgio junto das tecnologias de comunicação que hoje dispõem, perdendo assim espaço para o contacto com os seus pares.
Na tentativa de aumentar as oportunidades de convivialidade dentro do espaço escolar, urge aumentar o tempo de convívio entre os alunos, reduzindo a carga letiva.


Medidas Propostas
  1. MENTE ABERTA - Promover o intercâmbio de alunos entre as diversas turmas do 4º ano (1º Ciclo) ao longo do 3º período, com a duração de uma semana.
  2. ORGANIZAÇÃO SOCIAL E FINANCEIRA - Criar um programa ocupacional, durante o período de férias escolares de verão, em que os jovens, de forma voluntária, tomassem contacto com várias áreas da vida ativa, podendo receber um subsídio promovendo práticas de gestão financeira.
  3. AUMENTO DO TEMPO LIVRE - Aumento dos intervalos mais curtos, de 5 minutos, para 10 minutos, reduzindo assim o tempo letivo.