PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Guerra Junqueiro


Exposição de motivos
A saúde mental continua a ser o parente pobre da saúde. E continua a ser o parente pobre por muitos motivos que vão continuando no tempo.
Por um lado, o que se assiste, sobretudo, é a uma estigmatização e desvalorização dos problemas de saúde mental, como se não fossem igualmente importantes como os problemas da saúde física, como se não fossem tão, ou mesmo mais, incapacitantes como estes.
Por outro lado, dizem-nos as estatísticas, que os jovens sofrem, cada vez mais e cada vez mais cedo, deste tipo de problemas, que afetam o seu bem-estar e o seu aproveitamento escolar.
É por estes motivos que achamos que o tema proposto para debate nesta edição do Parlamento dos Jovens é muito importante e mereceu a nossa melhor atenção.
Na nossa perspetiva, há muito trabalho a fazer e nós, enquanto alunos empenhados e interessados, apresentamos algumas propostas que, acreditamos, podem trazer algum contributo para se melhorar, seja a nível do conhecimento dos problemas de saúde mental, das suas causas e das suas consequências de forma a que haja uma menor estigmatização de quem sofre com estas doenças, seja através de propor a ampliação da rede de apoio prestado, seja, por fim, com a promoção de novas formas e novos canais que permitam aos jovens transmitir os seus problemas.
Neste sentido, o Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro, de Freixo de Espada à Cinta, propõe:


Medidas Propostas
  1. Reforçar o apoio psicológico dentro e fora das escolas.
  2. Desmistificar a problemática da saúde mental, promovendo ações de divulgação.
  3. Criar um sítio na internet, no âmbito escolar, que possibilite aos jovens transmitir os seus problemas e troquem experiências entre si.