PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Miguel Torga, Bragança


Exposição de motivos
A saúde mental quando promovida de forma eficaz, produz vários benefícios, de modo imediato e a longo prazo, incluindo a melhoria nos desempenhos emocional, social e académico.
Pelo contrário, a falta de saúde mental interfere fortemente no bem-estar, no crescimento harmonioso e inclusive na saúde geral dos adolescentes e jovens.
A realidade diz-nos que, muitas vezes, os adolescentes e jovens têm algum receio em procurar ajuda e que professores, pais/encarregados de educação e outros intervenientes no processo educativo, tem dificuldade em colaborar na resolução dos problemas que vão surgindo a este nível.
Pelo exposto, corrobora-se a opinião de que “na comunidade escolar urge uma abordagem que inclua a “escola toda”, que use um modelo de promoção de competências sociais, que use a educação entre pares, que favoreça a participação e a iniciativa dos alunos, que use metodologias interativas e participadas, e que dure ao longo de vários anos de modo a se tornar uma cultura na Escola. (“Promoção da Saúde mental nas escolas – Projeto eS´cool - ULisboa”).


Medidas Propostas
  1. Capacitação de Professores e Pais e Encarregados de Educação.
  2. Implementação de projetos que promovam a formação e participação dos Alunos.
  3. Contratação de mais psicólogos e profissionais de saúde.