PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária Emídio Garcia, Bragança
Exposição de motivos
Este ano a temática proposta para reflexão é “Saúde mental nos jovens”. Nesse sentido, fomos interpelados a aprofundar o tema em questão, uma problemática intemporal que nos últimos anos se tem acentuado, principalmente no público jovem, apresentando diversos distúrbios relacionados com a saúde mental. Possivelmente, a Pandemia provocada pelo Covid-19 é uma das causas, no entanto, será a única? Como podemos enfrentar este flagelo que afeta a população, nomeadamente a mais jovem?As medidas que apresentamos foram escolhidas pelo facto de nos parecerem compreensíveis e claras e, de certo modo, exequíveis. Estas propostas têm como principal objetivo ajudar a população portuguesa a combater as doenças do foro psicológico, contribuindo para uma sociedade mais saudável. Pois, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ter saúde engloba requer “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
As medidas que passamos a apresentar incidem em três setores que consideramos essenciais no combate a esta problemática: a família, a escola e a comunidade (sociedade). Ao longo da História, as pessoas que registavam problemas psicológicos foram marginalizadas, incompreendidas ou descritas como “alienadas” ou “fracas”. Estes factos devem-se à falta de informação e a opiniões formadas sem qualquer base científica. A falta de conhecimento e o consequente preconceito, assente na sociedade, poderá levar à inibição na procura de ajuda especializada. Assim, a família e a escola constituem duas instituições fortes que podem suportar qualquer jovem a ultrapassar os problemas de foro mental.
Medidas Propostas
- Criação do “Cheque de Saúde Mental” disponível a todos os alunos.
- Reforço do número de pessoal especializado na área da psicologia, nas escolas, disponibilizando um psicólogo por ciclo de ensino, em cada agrupamento.
- Uma maior aposta nas campanhas de sensibilização, através de publicidade (não só nos órgãos de comunicação social mas também nas diversas instituições ligadas aos jovens).