PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Emídio Garcia, Bragança


Exposição de motivos
Este ano a temática proposta para reflexão é “Saúde mental nos jovens”. Nesse sentido, fomos interpelados a aprofundar o tema em questão, uma problemática intemporal que nos últimos anos se tem acentuado, principalmente no público jovem, apresentando diversos distúrbios relacionados com a saúde mental. Possivelmente, a Pandemia provocada pelo Covid-19 é uma das causas, no entanto, será a única? Como podemos enfrentar este flagelo que afeta a população, nomeadamente a mais jovem?
As medidas que apresentamos foram escolhidas pelo facto de nos parecerem compreensíveis e claras e, de certo modo, exequíveis. Estas propostas têm como principal objetivo ajudar a população portuguesa a combater as doenças do foro psicológico, contribuindo para uma sociedade mais saudável. Pois, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ter saúde engloba requer “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
As medidas que passamos a apresentar incidem em três setores que consideramos essenciais no combate a esta problemática: a família, a escola e a comunidade (sociedade). Ao longo da História, as pessoas que registavam problemas psicológicos foram marginalizadas, incompreendidas ou descritas como “alienadas” ou “fracas”. Estes factos devem-se à falta de informação e a opiniões formadas sem qualquer base científica. A falta de conhecimento e o consequente preconceito, assente na sociedade, poderá levar à inibição na procura de ajuda especializada. Assim, a família e a escola constituem duas instituições fortes que podem suportar qualquer jovem a ultrapassar os problemas de foro mental.


Medidas Propostas
  1. Criação do “Cheque de Saúde Mental” disponível a todos os alunos.
  2. Reforço do número de pessoal especializado na área da psicologia, nas escolas, disponibilizando um psicólogo por ciclo de ensino, em cada agrupamento.
  3. Uma maior aposta nas campanhas de sensibilização, através de publicidade (não só nos órgãos de comunicação social mas também nas diversas instituições ligadas aos jovens).