PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Alfândega da Fé


Exposição de motivos
Ao longo dos anos, a saúde mental de um indivíduo pode sofrer várias alterações que são influenciadas por acontecimentos, relações, experiências, fatores biológicos, entre outras coisas. É por isso importante manter-se alerta, cuidar do corpo e da mente, não ter medo de pedir ajuda a profissionais qualificados se necessitar e não ter vergonha de abordar o assunto. Porque sem saúde mental, surgem as perturbações mentais.
Os jovens de hoje têm uma vida pela frente, mas vivem presos à ansiedade, ao stress, à pressão. A saúde mental dos adolescentes e jovens adultos vive a reboque da precariedade e da inexistência de um futuro promissor.
A Saúde Mental é um dos recursos fundamentais para o nosso dia-a-dia, sendo esta influenciada pelas vivências individuais, em diferentes contextos, tanto familiar como escolar e até comunitário ao longo da vida. O contexto familiar, escolar e comunitário são fatores decisivos quer na promoção da Saúde Mental, quer na resposta às situações de doença mental. Existem assim diversas razões que justificam a preocupação da saúde mental das crianças e dos adolescentes. A vasta vivência demonstra que a saúde mental nas crianças e nos jovens está frequentemente associada às elevadas taxas de incapacidade duradoura, ao insucesso escolar, défice no funcionamento social e familiar, que consequentemente conduzem a uma espiral de desvantagens que se tornam difíceis de reverter.


Medidas Propostas
  1. Criação de um espaço de lazer, nas escolas, com vários tipos de atividades relacionadas com práticas de meditação e relaxamento mental.
  2. Intervenção reforçada nos domínios da prevenção, da educação, da sensibilização, da informação e de um maior acompanhamento das crianças, adolescentes e jovens.
  3. Implementação de formações obrigatórias para docentes, não docentes e alunos, para uma melhor orientação e capacitação sobre os problemas da saúde mental.