PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro


Exposição de motivos
Nesta edição do Parlamento dos Jovens, foi-nos solicitada uma reflexão acerca da “Saúde Mental nos Jovens – que desafios? Que respostas?”.
Devido à conjuntura que se viveu e vive, pandemia e guerra, os problemas de saúde mental, também nas crianças e jovens, têm-se agravado. A escola apresenta um dos contextos com maior potencial para prevenir ou minimizar problemas de saúde mental nas crianças e jovens, dado que a escola é de frequência obrigatória e dispõe de profissionais qualificados e que acompanham diariamente os alunos e se confrontam com o seu estado de espírito. Era então importante reforçar a escola de meios para esta poder melhorar no acompanhamento permanente dos jovens, para o seu bem-estar, no âmbito de uma cidadania ativa.
Reforçar a escola de recursos humanos, na área da psicologia, seria importante pois poderia contribuir para que os alunos fossem acompanhados, de forma qualificada, nos seus dilemas vocacionais, de saúde mental e promoção do sucesso educativo.
Articular com outros serviços, nomeadamente centros de saúde e segurança social, para que mais globalmente fossem reforçadas as respostas ao grave problema (saúde mental), que se tem sistematicamente avolumado.


Medidas Propostas
  1. Colocação de psicólogos nas escolas de forma a atingir rácios adequados para poderem prestar aos alunos um apoio mais individualizado.
  2. Colocação de psicólogo em todos os Centros de Saúde, com atendimento de consulta aberta.
  3. As escolas promoverem formações para resolver problemas práticos do quotidiano / sessões de esclarecimento, aos alunos, com profissionais de diferentes áreas, onde haveria partilha das várias experiências.