PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica D. Maria II, Gavião, Vila Nova de Famalicão


Exposição de motivos
A adolescência é um período de extrema importância no desenvolvimento de uma pessoa e deve merecer uma atenção e foco especiais. A adolescência é, por vezes, um período de crise, vulnerabilidade e experimentação que pode levar a riscos para a saúde. Durante o período da pandemia de COVID-19 os problemas intensificaram-se, com os jovens a perderem competências socio emocionais e a sentirem-se mais depressivos. 1 em cada 5 jovens apresenta sintomas de ansiedade, sendo Portugal o País na UE com o maior uso de antidepressivos.
É importante que os jovens, quando passam por momentos difíceis, sintam que não são caso único e que há ajudas a que podem recorrer. Assim, consideramos importante o aumento de campanhas de sensibilização relativas à Saúde Mental, das mais variadas formas, para se conseguir chegar a todos.
No contexto das escolas, seria importante, sobretudo nesta fase pós pandemia, a multiplicação de ações de esclarecimento e sensibilização para o problema por parte de, quer recursos internos quer externos, para os alunos esclarecerem dúvidas sobre assuntos do seu interesse (sexualidade, problemas do foro mental, etc.). Seria na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento que grande parte dessas sessões se realizariam, para os alunos não terem a carga horária aumentada.
Muitos dos fatores que contribuem para o mau estar dos jovens estão relacionados com as suas vivências escolares. Os jovens passam muito do seu tempo na escola e esta deve ser um lugar onde se sintam bem e, sobretudo, seguros. O bulling faz parte da realidade escolar. A perceção que os alunos têm é que os alunos que o exercem não são devidamente punidos, nem acompanhados.


Medidas Propostas
  1. Realizar, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, uma palestra mensal sobre a “Saúde mental nos jovens”.
  2. Divulgar informação através de cartazes, panfletos, bandas desenhadas, redes sociais (Instagram,Twitter, TikTok e Facebook), rádio da escola e jornal digital escolar.
  3. Fazer com que a escola seja um espaço mais seguro, sendo o combate ao bullyng uma prioridade, onde os alunos que o exercem sobre os colegas, sejam mais acompanhados pela Direção e as penas aplicadas sejam mais dissu