PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Vale do Este, Arnoso - Santa Maria, Vila Nova de Famalicão


Exposição de motivos
Considerando que atualmente os jovens têm bastante dificuldade em expressar os seus sentimentos, propomos algumas medidas que acreditamos ser uma mais valia para a promoção da saúde mental. Assim, os rastreios psicológicos permitem perceber se as pessoas submetidas têm ou não problemas na sua saúde mental. Ora, para haver rastreios psicológicos, convém que haja mais psicólogos nas escolas, pois estas têm normalmente poucos profissionais para o número de alunos. Também consideramos fundamental, acrescentar mais uma modalidade ao desporto escolar, escolhida pelos alunos, porque além da saúde física, os desportos também ajudam na saúde mental, melhorando o humor da pessoa e diminuindo o risco de depressão e ansiedade. E, se este for escolhido pelos alunos, a maioria deles irá gostar e participar, melhorando a sua saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Implementar rastreios psicológicos nas escolas (duas vezes por ano letivo) para prevenir/detetar doenças mentais nos alunos.
  2. Aplicar um questionário aos alunos, para que possam escolher um desporto escolar diferente, a acrescentar aos que existem nas escolas, com o objetivo de melhorar a saúde mental, através da prática do exercício físico.
  3. Aumentar o número de psicólogos em todas as escolas.