PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Ribeirão, Vila Nova de Famalicão


Exposição de motivos
A Saúde Mental é importante ser pensada em três frentes, a escolar, a familiar e a social. Foi com esta premissa que foram escolhidas as medidas seguidamente apresentadas. A primeira medida que é a criação nas escolas, de um gabinete aberto, de apoio ao aluno, com psicólogos e com atendimento permanente e a segunda com a criação específica do tema “Saúde Mental” nas aulas de Cidadania, procuram ajudar os jovens em contexto escolar. Estas duas primeiras medidas foram pensadas para serem aplicadas em contexto escolar, pois depreende-se que muitos dos problemas de Saúde Mental que afetam os jovens aparecem ou são diagnosticados na escola. A maior parte de nós conhece ou vai conhecer alguém com um problema de saúde mental. A maior parte de nós já teve um problema de saúde mental ou irá experimentar um ao longo da vida. Os sintomas de doença mental não desaparecem só com “força de vontade”, é necessário procurar ajuda e a escola pode ser a primeira porta aberta a essa ajuda.
A terceira medida de divulgação mais eficaz das linhas de apoio aos problemas da “Saúde Mental” e mudança nos números de acesso, para serem mais fáceis de decorar, tem como objetivo o apoio mais rápido e eficaz a quem recorre à ajuda fora da escola. As famílias e o resto da sociedade, para ajudarem os jovens, precisam de um atendimento célere que os auxiliem a reconhecer precocemente os sintomas de um problema de saúde mental e que lhes indiquem formas de tratamento.


Medidas Propostas
  1. Criação nas escolas, de um gabinete aberto de apoio ao aluno, com psicólogos em atendimento permanente.
  2. Criação do tema “Saúde Mental” nas aulas de Cidadania com a realização de uma atividade em que os alunos abordem os seus problemas (inclusive anonimamente), de maneira a que a ajuda possa chegar de forma mais rápida e esclarecedora.
  3. Divulgação mais eficaz das linhas de apoio aos problemas da “Saúde Mental” e mudança nos números de acesso, para serem mais fáceis de decorar.