PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo, Vieira do Minho


Exposição de motivos
M1- O “Clube da partilha” consiste na criação de um clube escolar onde os alunos interessados se reúnem para abordar um determinado tema. Cada sessão terá um diferente tema. Os alunos poderão falar abertamente sobre aquilo que sentem e estarão acompanhados por um supervisor (docente ou psicólogo). O principal objetivo deste clube é a partilha de emoções e experiências onde os participantes perceberão que não são os únicos a sentir o mesmo e que por isso não estão sozinhos, pois existem outras pessoas a sentir o mesmo. Assim, podem trabalhar todos para o mesmo lado e ajudar-se entre si.

M2- A família é um pilar fundamental num jovem e a comunicação/relação entre os mesmos deve ser positiva. Nestas palestras os profissionais de saúde irão começar por colocar questões aos encarregados de educação sobre o tema/temas da palestra e perceber como os encarregados de educação agem. Por exemplo, as perguntas serão do género: “Como lida com o seu educando quando ele atinge um objetivo?”; “Com que regularidade fala com o seu educando sobre a sua vida escolar?”. O palestrante irá perceber que pontos terão de ser melhor trabalhados e, consequentemente, dar mais importância a esses pontos. Estas palestras serão realizadas nas reuniões de diretor de turma e encarregados de educação.

M3- A “Folha do desabafo” consiste na colocação de várias folhas em diversos locais da escola onde os alunos possam escrever aquilo que estão a sentir no momento. Estas folhas estarão em locais visíveis da escola com a pergunta: “O que estás a sentir agora?”. Um dos objetivos desta medida é a autodescoberta, pois muitas vezes não sabemos aquilo que estamos exatamente a sentir. Assim os alunos irão associar aquilo que sentem a uma emoção. Esta folha também servirá como forma de desabafo, pois às vezes quando passamos para o papel aquilo que sentimos ficamos mais aliviados. Outro objetivo desta medida é o aluno perceber que as outras pessoas também têm emoções e que certamente o aluno não é o único a sentir aquele sentimento e consequentemente que não está sozinho.


Medidas Propostas
  1. - Criação do “Clube da partilha” nos Agrupamentos de Escolas
  2. - Educação Parental - Realização de palestras orientadas por profissionais de saúde aos encarregados de educação
  3. - Implementação do conceito “Folha da emoções” nos Agrupamentos de Escolas