PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica das Taipas, Caldas das Taipas, Guimarães


Exposição de motivos
Esta medida é importante pois uma vez que as linhas públicas de apoio psicológico estão extremamente cheias, os estudantes não têm o apoio necessário.
Para combater isso as escolas podem auxiliar as linhas de apoio, assegurando o acompanhamento dos alunos. Esta medida também é baseada na pouca acessibilidade aos psicólogos particulares pelo
elevado valor monetário.

Para qualquer uma destas medidas serem realizadas e preciso que haja profissionais suficientes, logo têm de haver um investimento e uma melhor distribuição de profissionais especializados.

É importante que toda a comunidade escolar saiba como agir com os alunos que tem algum tipo de
problema para que não atrapalhem o trabalho dos psicólogos, pois quando o indivíduo se sente de alguma forma mal, isto pode trazer consequências para o seu tratamento psicológico, criando uma regressão no tratamento. Assim, se toda a comunidade que lida mais de perto com o aluno tiver formação vai facilitar a ajuda.


Medidas Propostas
  1. Linha de apoio psicológico para jovens em idade escolar.
  2. Reforço das redes especializadas de apoio psicológico nas escolas para a promoção do acesso a este apoio por parte da comunidade escolar.
  3. Implementação de ações de formação para pais e Encarregados de Educação que os ajude a apoiar e compreender os seus educandos.