PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Briteiros, Guimarães


Exposição de motivos
A adolescência é um período crítico para a manifestação de um problema de saúde mental. Metade das pessoas que sofrem de uma doença mental tiveram a primeira manifestação antes dos 18 anos. O receio de discriminação social leva a que se procurem ocultar os sinais e sintomas, o que significa que os problemas se podem agravar. Quando não se procura ajuda adequada e atempada, há maior probabilidade de vir a sofrer destes problemas no futuro. Durante os tempos de pandemia acentuaram-se os problemas de saúde mental, em particular nos jovens. E, não esquecer que o acesso à saúde (gratuita e de qualidade) é um direito humano básico. Por tudo isto é importante tomar medidas imediatamente.


Medidas Propostas
  1. Aumentar o número de psicólogos nas escolas e/ou nos centros de saúde, porque muitos jovens ficam à espera durante muito tempo para ter acompanhamento.
  2. Criar linhas de comunicação para os psicólogos da escola, como um formulário confidencial, para que se faça um melhor atendimento dos casos de maior gravidade.
  3. Promover sessãos de sensibilização sobre a temática da Saúde Mental, incluindo palestras e também atividades dinâmicas (por exemplo ioga) que promovam o autocuidado e o bem estar.