PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica D. Afonso Henriques, Creixomil, Guimarães


Exposição de motivos
Consideramos que quem nos rodeia tem de estar informado para problemas de saúde mental pois assim, poderiam estar mais alertas para detetar problemas e poderiam ajudar-nos de forma mais eficaz, nomeadamente encaminhar-nos para os serviços adequados. É assim fundamental instruir a sociedade de forma que a doença mental seja encarada como outra qualquer, apostando desde logo, na prevenção da mesma, através da promoção de um estilo de vida saudável (pática regular de exercício físico, alimentação saudável, etc.), da promoção da autoestima, das competências de vida, da comunicação e das relações interpessoais, entre outras.
Ao trazer este assunto para a sala de aula é possível também desenvolver nos jovens competências para que os alunos possam ultrapassar momentos mais ansiosos com as técnicas aprendidas em aula e procurar ajuda sempre que necessário
O serviço de psicologia tem como função sinalizar e intervir precocemente em situações mais problemáticas, ao criar um número de emergência é possível quebrar o estigma inicial de ir ao psicólogo, criar maior proximidade com o psicólogo e ter um acompanhamento permanente mesmo em casos de se estar por exemplo em Erasmus.
Melhorar ambientes residenciais, desenvolver serviços sociais e de saúde que suportem a saúde mental, nomeadamente no aumento do número de psicólogos e psiquiatras de modo a diminuir a lista de espera nos hospitais, possibilitando a que o doente receba tratamento numa fase inicial da doença (um doente mental espera atualmente meses pela primeira consulta no SNS).


Medidas Propostas
  1. Campanhas de Sensibilização e Formações sobre o tema, para Encarregados de educação; Pessoal Docente e Não Docente.
  2. Aulas práticas para aprendizagem de manobras, técnicas e métodos para relaxar e acalmar, em momentos mais difíceis.
  3. Alargar o âmbito de atuação do gabinete de psicologia, com a criação de um número de emergência para falar com a psicóloga da escola.