PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Arões - Santa Cristina, Fafe


Exposição de motivos
ARGUMENTAÇÃO:
1 - Propomos atividades de relaxamento (yoga, meditação, ou outras), sabendo que esses exercícios ajudam a acalmar a mente, a diminuir o stress e a ansiedade, e a aumentar a capacidade de concentração, etc. Está comprovado que estas atividades ajudam na saúde mental de uma pessoa. Se essas atividades extracurriculares forem implementadas, os jovens terão desta forma uma ajuda preciosa para os orientar e “ indicar o caminho”.

2 – No nosso ponto de vista, a parceria do centro de saúde com a escola, será uma grande mais-valia pois será mais eficaz/eficiente a contratação de psicólogos. As palestras interativas que propomos, sobretudo de sensibilização nas escolas, serão muito mais proveitosas para os alunos, se tiverem o acompanhamento de um profissional de saúde. Achamos que com esta medida será mais fácil para os jovens conhecerem a gravidade e a importância deste tema.

3 - O descontentamento de muitos jovens e de muitos pais por falta de psicólogos nas escolas, é visível. Por conseguinte, nós pretendemos inserir a realização de inquéritos mensais, feitos pelo meio digital em todas as escolas. Desta forma, ter-se-ia uma perceção maior da necessidade de contratação de mais psicólogos, daí também se pretender associar o centro de saúde à escola, com o objetivo de facilitar este processo de ajuda aos discentes.


Medidas Propostas
  1. Promover atividades de relaxamento (yoga, meditação, ou outras).
  2. Fazer uma parceria com o centro de saúde, associando-o assim à escola, promovendo palestras interativas.
  3. Realizar inquéritos mensais aos alunos, com o propósito de averiguar o número de psicólogos necessários nas escolas para fazer o acompanhamento do nível de saúde mental de cada aluno.