PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Antonio Correia Oliveira, Esposende


Exposição de motivos
1. Muitas vezes os adolescentes têm dificuldade em traduzir verbalmente um mal-estar que é comunicado através de comportamentos ou sintomas somáticos mais ou menos expressivos, exuberantes ou violentos.

A avaliação Psicológica permite diagnosticar o estado afetivo, cognitivo e de personalidade da pessoa, revelando as perturbações que interferem no seu bem-estar.
Exemplos:
• Dificuldades de Aprendizagem;
• Estados de preocupação e/ou tristeza persistentes;
• Perturbações do comportamento alimentar;
• Ansiedade generalizada, ataques de pânico, fobias…;
• Perturbações do comportamento.

2. Quando temos um braço partido ou nos dói a barriga vamos ao Médico e ele ajuda-nos a sentir melhor. Quando temos um problema com os nossos pensamentos ou sentimentos, um Psicólogo pode ajudar-nos a sentir melhor. Tal como toda a gente pode precisar de ir ao Médico, toda a gente pode precisar de ir ao Psicólogo.
Os Psicólogos ajudam-nos a compreender os nossos sentimentos, a resolver problemas (pequenos e grandes), a lidar com situações difíceis ou com qualquer preocupação que tenhamos.
Por exemplo, os Psicólogos podem ajudar-nos a lidar com a nossa timidez (quando somos tão tímidos que temos dificuldade em falar com amigos ou com os Professores). Ou podem ajudar-nos com os nossos sentimentos de medo, zanga ou ansiedade quando eles não nos deixam dormir bem, divertirmo-nos ou aproveitar a escola. Podem ajudar-nos a compreender as nossas emoções e a aprender formas de gerir saudavelmente essas emoções.
Os Psicólogos também nos podem ajudar quando existem situações difíceis na nossa vida. Por exemplo, o divórcio dos nossos Pais, a morte de alguém de quem gostávamos ou temos um problema grave de saúde com que alguém que nos é querido esteja a lidar. Quando o Psicólogo nos ouve, compreende o que estamos a passar e nos ajuda a lidar melhor com isso, podemos sentir-nos apoiados e mais confiantes para enfrentarmos o futuro.
Os Psicólogos podem ainda ajudar-nos com as coisas da escola. Por exemplo, podem ajudar-nos a aprender melhor, a tomar atenção na aula e a melhorar as notas. O Psicólogo pode ainda ser uma boa ajuda quando tivermos que mudar do 3º para o secundário, se tivermos dificuldade em nos organizarmos perante tantas disciplinas e novidades.
Na verdade, não é preciso ter um problema para ir ao Psicólogo. Por exemplo, se o nosso objetivo for melhorar a nossa autoestima, um Psicólogo também nos pode ajudar.
Seja qual for o nosso problema, um Psicólogo pode ajudar-nos a encontrar formas de o resolver e de nos sentirmos melhor.

3. A meditação nas escolas favorece o aumento da atenção, pois faz com que o aluno se torne mais consciente e perceba o que acontece ao seu redor, sobretudo, dentro dele. Como consequência, ele também aumenta seu foco, tendo maior capacidade de concentração na atividade que está desempenhando.


Medidas Propostas
  1. Incluir nas consultas anuais do Centro de Saúde uma consulta de psicologia para avaliar a nossa saúde mental.
  2. Disponibilizar na escola um serviço de psicologia, destinado a apoiar, 1 hora por dia, qualquer aluno, sem marcação.
  3. Criar um “Clube de Meditação” nas escolas, dirigido por um profissional credenciado na área.