PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Henrique Medina, Esposende


Exposição de motivos
A nível mundial, os problemas de saúde mental constituem uma das principais causas da incapacidade de desempenho do ser humano, não sendo os adolescentes uma exceção a essa regra.
Nos últimos anos, o surgimento da pandemia de Covid 19 e o isolamento a que nos obrigou vieram pôr a lume novas realidades e agravaram desafios já existentes. Em Portugal, segundo estudos recentes, sete em cada dez adolescentes experienciaram uma perturbação de saúde mental, moderada a grave, de ansiedade, depressão e problemas de desenvolvimento.
Assim, torna-se urgente defender o aumento do investimento num setor da saúde que tem sido preterido, ao nível governamental. Nas escolas em particular, é necessária a prevenção precoce nas crianças e jovens – ainda o maior preditor da doença mental grave crónica nos adultos - com o reforço de serviços especializados e a implementação de medidas concretas e exequíveis.
Como diz a velha máxima da autoria do poeta latino Juvenal, “Mens sana in corpore sano”, devemos procurar durante a nossa existência o equilíbrio constante entre o corpo e a mente.


Medidas Propostas
  1. Criar um Clube Promotor da Saúde Mental nas Escolas, orientado por docentes e técnicos especializados
  2. Reorganizar os horários escolares, com aulas mais distribuídas ao longo da semana.
  3. Reduzir os momentos de avaliação sumativa, com um calendário dos testes menos preenchido.