PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto


Exposição de motivos
A preocupação com as questões relacionadas com a saúde mental têm vindo a receber uma atenção particular por parte de diferentes entidades quer a nível nacional quer a nível internacional. Desta forma as propostas apontam no sentido de acentuar a importância do acompanhamento, por técnicos especializados no sentido de promover a deteção precoce de situações mais graves. As restantes medidas procuram prevenir este tipo de problemas atuando no sentido de promover o bem estar e /ou possibilitar um apoio anónimo e informal recorrendo às novas tecnologias já que muitas vezes será mais fácil para alguns alunos recorrer ao anonimato para referir os seus problemas. Seria importante criar mecanismos que levasse os alunos a assinalar as suas preocupações e problemas, e caso seja necessário encontrar uma forma de garantir o apoio necessário.


Medidas Propostas
  1. Criação de um site a funcionar com vários chats, cada um deles dedicado a uma temática diferente relacionada com a problemática da saúde mental.
  2. Criação, em cada escola de um espaço dedicado a à realização de atividades relacionadas com o exercício físico (Ex: sala de treino) e também de meditação e yoga.
  3. Criação de protocolos com entidades de saúde externas às escolas onde os alunos com problemas a nível da saúde mental pudessem ter acompanhamento com psicólogos ou psiquiatras com uma maior garantia de anonimato.