PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica da Mota, Celorico de Basto


Exposição de motivos
A aposta no que diz respeito à saúde mental deve ser em informar, prevenir e detetar situações de risco para a saúde mental. Por esse motivo a nossa aposta na realização de palestras, recorrendo aos meios de comunicação para alertar para situações de risco e, depois de detetadas existir imediatamente uma intervenção precoce e adaptada às necessidades da situação concreta. As preocupações que começam a surgir relacionadas com a saúde mental, em grande parte fruto das dificuldades colocadas pela pandemia, representam uma oportunidade de intervenção numa área tão importante da vida dos jovens e fundamental para a garantia do seu desenvolvimento harmonioso a nível físico e mental. A discussão pública em torno desta temática oferece a oportunidade de intervir e desta forma ajudar os jovens e garantir o acesso a um desenvolvimento harmonioso.


Medidas Propostas
  1. Divulgação da temática da saúde mental nomeadamente através da realização de palestras incluindo este tema nos temas a trabalhar em cidadania.
  2. Aumentar o número de psicólogos existentes nas escolas de forma a poderem acompanhar as muitas situações existentes e preferencialmente atuarem de forma preventiva.
  3. Utilização dos meios de comunicação social e, na escola, da rádio escola, para alertar para os cuidados que se impõem em relação à saúde mental e os sinais de alerta a que todos devem estar atentos.