PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Gandarela,Celorico de Basto


Exposição de motivos
As questões relacionadas com a saúde mental não são uma novidade, no entanto a covid 19, pelos constrangimentos que provocou, nomeadamente no que diz respeito aos diferentes momentos de confinamento obrigatório e o isolamento, que provocaram, acabaram por ter um enorme peso na qualidade da saúde mental dos jovens. Neste momento ainda não se conseguem perceber todas essas consequências, mas já é visível um aumento de violência nas escolas, uma maior dificuldade dos jovens em gerirem comportamentos de risco ou em enquadrarem-se de forma fácil nos grupos de pares.
Por esse motivo as nossas propostas apontam no sentido do acompanhamento, por técnicos especializados, mas também pelas famílias, às quais devem ser dadas as ferramentas para poderem detetar e acompanhar estas situações de risco, daí a sensibilização e a divulgação desta problemática. Existe uma necessidade premente de mais técnicos especializados nas escolas, com mais tempo e mais disponibilidade para trabalhar com os alunos a nível individual. Mas também é necessário mudar mentalidades, no sentido de que os alunos percebam que a saúde mental é tão importante e vital como qualquer outra área da saúde, e que assim como vamos ao cardiologista se temos um problema do coração podemos ir ao psicólogo se a nossa saúde mental apresenta problemas. As medidas propostas destinam-se fundamentalmente a alertar para a importância da temática da saúde mental nos jovens, porque o conhecimento e informação são fundamentais e também a uma intervenção muito importante junto dos jovens porque quanto mais tarde forem detetados os problemas mais difícil será a sua resolução.


Medidas Propostas
  1. Campanhas de sensibilização dirigidas à comunidade escolar em geral, mas, com enfoque particular nos pais e encarregados de educação, visando a criação de grupos de debate, nos quais os alunos e convidados que apresentariam exemplos de histórias de vida, abordariam a problemática da Saúde Mental nos Jovens.
  2. Criação de programas de combate à ansiedade e de melhoria da saúde mental, desenvolvidos por psicólogos ou outros profissionais de saúde Mental.
  3. Combate ao estigma que existe em relação à saúde mental, divulgando filmes e documentários sobre a temática.