PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Carlos Amarante, Braga


Exposição de motivos
1 - Uma boa gestão do tempo e dos horários de funcionamento da escola permite trabalhar de forma mais eficaz e saudável, libertando mais tempo para a realização de atividades promotoras da saúde mental como o convívio entre os alunos.
2 - Alguns jovens têm medo de pedir ajuda, por diversas razões, a realização destes inquéritos poderia ser uma forma de detetar certas doenças que muitas vezes não são fáceis de observar. Com base no levantamento efetuado, os Gabinetes de Psicologia das escolas poderiam ser reforçados, de acordo com as necessidades registadas, com psicólogos especializados também em trabalhar problemas do âmbito da saúde mental dos jovens.
3 - Ao melhorar o acesso dos alunos à informação sobre saúde mental, e as suas capacidades para a usar de forma efetiva, estamos a criar bases para a construção de um futuro mais risonho. O bem-estar e a saúde mental são condições essenciais para uma aprendizagem bem sucedida. Assim, a terapia de grupo pode ter vários benefícios como favorecer as relações interpessoais, proporcionar troca de experiências, oferecer a chance de ser ouvido e otimizar resultados do processo terapêutico e criar laços mais fortes entre os colegas da escola.


Medidas Propostas
  1. - Reorganizar o funcionamento dos horários escolares, aumentado no minimo 5 minutos por intervalo.
  2. - Realização de inquéritos anónimos, no meio escolar, para aferir o estado da saúde mental nos jovens.
  3. - Criação de programas e sessões que desenvolvam o conhecimento sobre a saúde mental nos jovens, incluindo os bons hábitos sociais e as terapias de grupo.